Presidente do TRT-5 será homenageada com comenda de Grande Oficial pelo TST

A presidente do Tribunal do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) e conselheira do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), desembargadora Débora Machado, será agraciada com a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (OMJT) de 2022, no grau Grande Oficial. O Tribunal Superior do Trabalho (TST) vai realizar, no dia 11 de agosto, a partir das 17h, a cerimônia de outorga da comenda, que é concedida, desde a década de 1970, a instituições e personalidades que se destacam no exercício de suas profissões ou pelos serviços prestados à sociedade e à Justiça do Trabalho.

Este ano serão agraciadas 59 personalidades e uma universidade federal. Além da desembargadora Débora Machado, também serão homenageados o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sebastião Alves dos Reis Júnior; o presidente do Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, José Alberto Simonetti; a senadora Simone Tebet; a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão Moura; o prefeito de Natal (RN), Álvaro Costa Dias; e o cineasta Renato Barbieri. A instituição de ensino superior que receberá a comenda é a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Veja a relação completa dos agraciados

Trajetória

Soteropolitana, a desembargadora Débora Machado ingressou na magistratura trabalhista em 1989, por concurso público para juíza substituta, no qual foi aprovada na 1ª colocação. Foi promovida a desembargadora em 2004, tendo atuado como presidente da 6ª Turma (2006/2008) e presidente da Sedi II (2009/2011). Foi professora da Escola da Magistratura Trabalhista da 5ª Região — Ematra V, instituição na qual chegou a diretora (2002/2004). Professora, conselheira (2004/2006) e diretora (2009/2011) da Escola Judicial da 5ª Região — Ejud5. Professora de Direito do Trabalho na Universidade Católica do Salvador (1985/2012). Professora convidada do Curso de pós-graduação em Direito do Trabalho da Fundação Faculdade de Direito da Bahia, coordenado pelo professor Rodrigues Pinto.

Membro integrante de comissões de concursos para provimento do cargo de Juiz do Trabalho Substituto da 5ª Região. Professora em diversos cursos preparatórios para concursos na área jurídica. Palestrante em seminários e congressos jurídicos, a exemplo dos promovidos pela Editora LTr, Amatra-5, Amatra-21 e outras instituições. Integrou a Mesa Diretora do TRT-5 no cargo de Vice-Presidente (2017/2019) e atualmente ocupa o cargo de presidente. Integrou a 4ª Turma e a 1ª Subseção Especializada em Dissídios Individuais (Sedi I) do Tribunal. Em 27 de maio de 2022, tomou posse como conselheira do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

É também bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduada em processo civil e trabalho pela UFBA.

Secom TRT5 (Josemar Arlego, com informações da Secom TST) - 4/8/2022