Secom anuncia novos projetos para mídias sociais do TRT5-BA

 Secom TRT5-BA

 

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), por meio de sua Secretaria de Comunicação Social (Secom), iniciou estudos visando à implementação de novas formas de comunicação nas redes sociais em 2016. O objetivo é facilitar ainda mais a interlocução com os jurisdicionados nas plataformas onde o TRT já possui contas oficiais (Facebook, Twitter, Youtube, Flickr e Google+), bem como viabilizar perfis em outras redes, também populares, tendo em vista a consolidação das mídias sociais como um dos principais canais de interação com a sociedade.

 

''A administração do Tribunal está atenta à necessidade de estabelecer relações com os seus diversos públicos, e não apenas comunicar'', explica o diretor da Secom, José Medrado, que aponta como principal meta para este ano aumentar a interação com os seguidores, inovando e experimentando novas formas de comunicação. Atualmente, as redes sociais administradas e alimentadas diariamente pela equipe de comunicação do tribunal trazem notícias e fotos de maneira resumida, na maioria das vezes, concomitante com o site oficial. A linguagem busca, na medida do possível, ser a mais informal e adequada em cada plataforma utilizada.

 

NOVIDADES - Por exemplo, embora já utilize o Flickr para o armazenamento de imagens institucionais e de coberturas fotográficas de grandes eventos - plataforma onde já possui mais de 2,4 mil fotos armazenadas - o TRT5-BA estuda agora a possibilidade de criar um perfil no Instagram. Criado inicialmente também para o compartilhamento de imagens, o aplicativo cresceu em número de participantes. Em dezembro de 2015, o Instagram anunciou ter atingido a marca de 400 milhões de usuários ativos, sendo 29 milhões representados por brasileiros, e afirmou também que 60% destes acessam a plataforma, no mínimo, uma vez ao dia. Atualmente a proposta do aplicativo é mais abrangente, e já está sendo utilizado por empresas de diversos segmentos, órgãos públicos, e até mesmo pelo judiciário.

 

''Podemos e devemos aproveitar esses espaços para disseminar valores e ajudar a construir a imagem institucional de uma Justiça que as pessoas querem ver... mais leve, menos sisuda, descontraída e que, principalmente, preste o serviço a que se propõe. O desafio diário, como área de comunicação de um órgão do Judiciário, é encontrar o caminho e a linguagem certa para isso'', concluiu Medrado, reforçando a ideia de renovação e explicando o objetivo real da atual proposta comunicacional do TRT5-BA.

 

Outra novidade estudada pela equipe de comunicação do TRT baiano é a reformulação da identidade visual da fanpage do Tribunal no Facebook, que deverá ser lançada ainda neste trimestre. Com as mudanças, espera-se que novos seguidores passem a acompanhar as mídias sociais do TRT5-BA, até porque o número de usuários da internet tem crescido de forma bastante considerável e os materiais físicos são cada vez menos utilizados. A Secretaria de Comunicação do TRT5 alimenta as redes diariamente, visando a transmissão de informações necessárias e imediatas com assuntos relacionados ao órgão.

 

Secom TRT5-BA (Lázaro Britto e Gabriel Sued) - 29/1/2016